A mais antiga universidade do País, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) será, nos próximos dias, o celeiro das discussões sobre a universidade do futuro. De hoje (30/11) a 02 de dezembro estarão reunidos na Cidade Universitária, pró-reitores de planejamento e administração de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) de todo o Brasil na terceira reunião ordinária do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), a primeira reunião do grupo após o período eleitoral.
O pró-reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças da PR3/UFRJ, Eduardo Raupp, acredita que a reunião tem um caráter estratégico grande vislumbrando a discussão de políticas públicas que possam ser contempladas pelo novo governo. De acordo com Raupp, a participação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) na transição é algo extremamente positivo e certamente o Forplad irá encaminhar nessa reunião, propostas para que sejam levadas à equipe de transição do novo governo.
“Há medidas de médio e longo prazo que precisam ser adotadas, discutindo um novo modelo de financiamento das universidades que possa assegurar a estabilidade, a previsibilidade e assegurar a autonomia de nossas instituições. Mas há também questões de curtíssimo prazo, urgentes para as universidades, como a recomposição do orçamento ainda esse ano para fazer frente aos cortes que sofremos ao longo do ano e também a recomposição do orçamento no PLOA de 2023”, afirma Raupp. De acordo com o pró-reitor, todas essas questões precisam ser encaminhadas durante o mês de dezembro, antes da votação da lei orçamentária.
Expectativa
Raupp também mencionou o novo bloqueio orçamentário anunciado na última segunda-feira (28/11) que zerou o limite de empenho nas universidades e institutos federais e que compromete totalmente o encerramento do ano de 2022. “Esse também será um tema de debate durante o Forplad. Além das questões habituais, administrativas e organizacionais, temos questões estratégicas e urgentes. Minha expectativa é muito grande no sentido de que os pró-reitores reunidos no Rio de Janeiro proponham medidas importantes e urgentes para garantir o funcionamento das nossas universidades”, declarou Raupp.
A programação da 3ª reunião ordinária do Forplad conta com apresentações e atividades culturais, visitação ao Museu Nacional – Projeto Museu Nacional Vive, apresentação institucional da Reitora da UFRJ, professora Denise Pires de Carvalho, palestras sobre boas práticas de gestão patrimonial, cenário político macroeconômico para as IFES em 2023, educação superior e o cenário pós-eleições, pontos críticos da Lei de Licitações e reuniões das comissões temáticas para pensar a Universidade do Futuro. Entre as autoridades, estarão presentes Adalton Rocha de Matos , Subsecretário de Planejamento e Orçamento (SPO) do MEC, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA), que integra a comissão de transição da educação do novo governo e o deputado federal, Rogério Correia (PT/MG), que irá palestrar sobre o Processo Orçamentário no Congresso Nacional.